domingo, 8 de abril de 2012



PSICOLOGIA DA GRATIDÃO
  Divaldo Franco/ Joanna de Ângelis

A psicologia da gratidão deve ser vivenciada em todos os momentos da existência corporal. Filha do amadurecimento psicológico, enriquece de paz e de alegria todo aquele que a cultiva.”
“A gratidão é assinatura de Deus colocada na Sua obra. Quando se enraíza no sentimento humano logra proporcionar harmonia interna, liberação de conflitos, saúde emocional, por luzir como estrela na imensidão sideral...”
Jesus, o Homem-luz, maior exemplo de maturidade psicológica, fez da sua uma vida dedicada à gratidão, pelo amor com que enriqueceu a  Terra  desde então, vivendo exclusivamente para o amor e o perdão, a misericórdia e a compaixão.”
“ A tempestade vergasta a terra e despedaça tudo quanto encontra ao alcance, semeando pavor e destruição. Logo que passa, a vida renova a paisagem , recompõe a flora e a fauna, restitui a beleza, num ato de gratidão à ocorrência agressiva.”
“Momento chega em que o ser se enriquece de júbilo de ser gentil e agradecido, não apenas por palavras, mas principalmente por atitudes, tornando a existência agradável. A gratidão torna o mundo e as pessoas mais belas  e mais queridas.”    
“Os valores  morais, as conquistas espirituais respondem pela gratidão que resulta de todas as oportunidades de crescimento e de valorização da existência, enriquecendo o ser humano de generosidade, a filha dileta da sabedoria de viver.
     Aquele que é grato, que sabe reconhecer a própria pequenez ante a grandeza da vida, faz-se pleno e feliz.”
“ O processo de crescimento em relação à própria plenitude é impostergável e dele ninguém se evade. Serão sinais demonstrativos da sua presença, quando surgirem os
primeiros vagidos de compaixão e de ternura, de amizade desinteressada e o desejo de retribuição.”
“Terminasse no corpo o significado existencial e todos os sacrifícios que engrandecem o ser humano perderiam completamente o seu sentido. O sentimento predominante nessa como em outras circunstâncias logo se percebe: é o da gratidão.”
“ O ser humano que pensa tem deveres para com a vida, iniciando-a nas responsabilidades em relação a si mesmo, ao ato de viver e de sentir, de compreender e de amar...”
A gratidão é combustível para a claridade da vida, assim como a cera para o pavio da vela manter-se aceso.”
Quem é grato,  naturalmente é abençoado pela felicidade, pela saúde, esparzindo as ondas de júbilo que o envolvem, contaminando a todos aqueles que se lhe acercam.”
A gratidão abrange os sentimentos que dignificam os seres humanos e os tornam merecedores de felicidade, quando estarão instalando no íntimo o decantado reino dos céus, conforme proposto por Jesus, o maior psicoterapeuta da humanidade.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário